Apostolado

apostoO apostolado próprio da Concepcionista é a contemplação.

A contemplação e o apostolado estão profundamente unidos:  Transmitir o que contemplámos.

O que é a contemplação?  É aquela forma de vida que em tudo se orienta a favorecer e a potenciar a experiência cristã e contemplativa, que vai ficando consciente e amorosamente empapada da imagem de Deus. Não são só momentos de olhar e amar a sós, senão quando, aliás…toda a vida e suas actividades ficam transidas dessa presença vivenciada como uma música de fundo que anima tudo.

Por meio da monja Concepcionista que através da contemplação concebeu realmente a Jesus Cristo,  Ele se faz presente na Igreja.  Por conseguinte, é o Filho que vive na Concepcionista e, com ela, na Igreja, e assim continua a Sua missão por meio dela.

As Concepcionistas vive as atitudes de Maria:

  • A escuta da Palavra do Filho,
  • O serviço na obra do Filho,
  • A maternidade sob a cruz do Filho,

aposto

Vivendo estas atitudes, criam, com Maria, a nova Comunidade que Jesus Cristo quis reunir e que Ele confiou junto à cruz a Maria e João.

As Concepcionistas vivem no coração da Igreja, segundo a Imaculada Conceição, e assim se preparam para se associar interiormente ao caminho de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até à Cruz e para com Ele chegar á ressurreição.  É uma prolongação activa da acção divina na história da salvação e da Igreja.

As Irmãs vivendo continuamente escondidas com Cristo em Deus, levam a cabo em elevado grau a vocação contemplativa de todo o povo cristão, convertendo-se assim em fulgido testemunho do Reino de Deus “Glória da Igreja e manancial de graças celestes” (V.C.).